domingo, 23 de março de 2008

FELIZ PÁSCOA OS MELHORES LINKS SOBRE PÁSCOA

FONTE DO ARTIGO

foto not�cias� muito tempo atr�s, cat�licos e judeus comemoravam a P�scoa na mesma data. Muitas tradi��es da P�scoa n�o derivam da religi�o, mas sim da assimila��o de culturas ao longo dos anos.

Em 1582, a Igreja Cat�lica passou a adotar o calend�rio gregoriano. � por isso que existe a diferen�a entre as datas. E, neste ano, a P�scoa cat�lica ser� celebrada em 23 de mar�o e a judaica em abril.

A P�scoa judaica, conhecida como Pessach, neste ano tem in�cio em 19 de abril, � a comemora��o da liberdade. "� a valoriza��o da liberdade, em todos os sentidos. Comemoramos a liberdade de todos os tipos de persegui��o", afirma Boris Ber, presidente da Federa��o Israelita do Estado de S�o Paulo.

O Pessach � comemorado durante oito dias. Durante esse per�odo, alimentos fermentados est�o proibidos. Nos jantares familiares, a hist�ria da P�scoa judaica � lida em voz alta e s�o consumidos alimentos simb�licos, como a Matz�, um p�o sem fermento, que lembra o p�o dos anos de escravid�o no Egito.

A P�scoa crist� tem in�cio com a vig�lia pascal no s�bado � noite, quando as velas s�o acesas por fi�is que saem em prociss�o e que, juntamente com o Domingo de P�scoa, formam a parte mais importante da liturgia.

�Mas o s�mbolo religioso mais forte da P�scoa crist� � o c�rio pascal, que � aceso no Domingo de P�scoa e permanece queimando at� o dia de Pentecostes, 50 dias depois�, explica o frei Sandro Roberto da Costa, diretor do Instituto Teol�gico Franciscano, em Petr�polis, e professor de hist�ria da igreja. �Se Jesus n�o tivesse ressuscitado, v� seria nossa f�", complementa frei Sandro. Padre Greg�rio Teodoro, da Catedral Ortodoxa Antioquina, em S�o Paulo, refor�a: "Se Cristo n�o tivesse ressuscitado, tudo seria v�o".

O ovo, s�mbolo conhecido da comemora��o crist�, tamb�m est� presente na P�scoa judaica. O Beitz�, o ovo cozido, simboliza a lembran�a do sacrif�cio oferecido a cada festividade.

O uso de ovos pintados e decorados na P�scoa foi registrado pela primeira vez no s�culo 13 e acabou assimilado. "Jesus ficou na sepultura antes de ressuscitar. O ovo � uma esp�cie de tumba, mas, al�, tem vida", analisa frei Sandro.

"Os ovos que distribu�mos s�o pintados de modo bem mais simples, representando a gera��o da vida", diz o padre Greg�rio. "No domingo distribu�mos ovos de chocolate �s crian�as, mas isso n�o faz parte da tradi��o", completa.

A associa��o do coelho com a data apareceu em �reas protestantes da Europa no s�culo 17 e s� tornou-se popular a partir do s�culo 19.

Curiosidade: A data da P�scoa

O dia da P�scoa � o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de mar�o (a data do equin�cio). Entretanto, a data da Lua Cheia n�o � a real, mas a definida nas Tabelas Eclesi�sticas. A igreja, para obter consist�ncia na data da P�scoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a P�scoa relacionada a uma Lua imagin�ria - conhecida como a "lua eclesi�stica".

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da P�scoa, e portanto a Ter�a-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da P�scoa. Esse � o per�odo da quaresma, que come�a na quarta-feira de cinzas.

Com esta defini��o, a data da P�scoa pode ser determinada sem grande conhecimento astron�mico. Mas a seq��ncia de datas varia de ano para ano, sendo no m�nimo em 22 de mar�o e no m�ximo em 24 de abril, transformando a P�scoa numa festa "m�vel". A seq��ncia exata de datas da P�scoa repete-se aproximadamente em 5.700 anos no nosso calend�rio Gregoriano.

Fotomontagem: (� esq) Cristo repartindo o p�o, (� dir) cerim�nia judaica de Pessach (fotos: divulga��o)

Saiba mais:
Mundo dos Fil�sofos > O Sentido da P�scoa
http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei6.htm
Beit Chabad - Sua refer�ncia judaica na internet
P�ssah: Por que esta noite � diferente de todas as outras noites?

http://www.chabad.org.br/datas/pessach/index.htm
Salvatorianos
P�scoa juda�ca e p�scoa crist�: um di�logo entre a f� a a cultura para resgatar a nossa origem

http://www.salvatorianos.org.br/textos_pascoajudaica.htm
Brasil Escola > Hist�ria do Ovo de P�scoa
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/ovo-de-pascoa.htm
Leia mais em:
Di�logo Aberto > Sa�de e Equil�brio > Coluna da Semana: Hist�ria

O ovo de P�scoa
Entenda porque o ovo � utlizado em nossa cultura como s�mbolo deste dia t�o importante na religi�o crist�
Leia mais em:
Di�logo Aberto > Arte e Cultura > Poesia I

Ao mestre com respeito, carinho e gratid�o
Marcelino Ortiz, poeta, nos traz uma bela poesia sobre amor, coragem e humildade
Leia mais em:
Di�logo Aberto > Arte e Cultura > Poesia II

Pegadas na areia
Em todos os momentos de nossas vidas, e principalmente nos mais d�ficeis, n�s n�o estamos sozinhos

Pesquisas relacionadas a: Páscoa

mensagens de páscoa
símbolos da páscoa
desenhos de páscoa
cartões de páscoa
frases de páscoa
páscoa cristã
semana santa
imagens de páscoa

Nenhum comentário: